16 de out. de 2013

O QUE É POESIA ?

A poesia é uma das sete artes  tradicionais, através da qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos.
O sentido da mensagem poética também pode ser importante ( principalmente se o poema for em  louvor de algo ou alguém ou o contrário : também existe poesia satírica ), ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético.
Num contexto mais alargado , a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser , já que qualquer arte é, também, uma forma  de linguagem ( ainda que não necessariamente, não verbal).
A poesia, no seu sentido mais restrito, parte da linguagem verbal e , através de uma atitude criativa, transfigura-a , da sia forma mais corrente e usual ( a prosa ) , ao usar determinados recursos formais.
Em termos gerais, a poesia é predominante oral ( mesmo quando aparece escrita a oralidade aparece sempre como referencia quase obrigatória, aproximando muitas vezes, esta arte da música).
Os gêneros de poesia permitem uma classificação dos poemas conforme suas características. Por exemplo : 
O poema épico é, geralmente, narrativo de longa extensão, grandiloquente (convincente, expressivo,persuasivo), aborda temas como a guerra ou outras situações extremas.
Dentro do gênero épico, destaca-se a epopéia (poema longo sobre assunto grandioso e heróico).
Já o poema lírico pode ser muito curto, podendo querer apenas retratar um momento, um flash da vida, um instante emocional.
Poesia é um sentimento, como por exemplo, o amor.
Vários poemas são de amor, o poema é o seu sentimento, expressado em belas palavras, palavras que tocam a alma profundamente no coração!!

Nenhum comentário: